MAIS QUALIDADE E MENOS IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

Desde a sua fundação, o Cartonifício Valinhos sempre teve especial atenção com o meio ambiente. Numa época em que ninguém dava valor à reciclagem, nós inovamos com a fabricação de papéis 100 % reciclados, transformando o que era considerado lixo em matéria-prima de altíssima qualidade.

A reciclagem de papel e papelão garante ganhos no âmbito social com a geração de empregos diretos e indiretos e, com incentivo à comunidade a exercer sua cidadania ao compreender a necessidade da separação correta de seu lixo.

Com a implantação de uma logística reversa, tornou-se possível o retorno de materiais descartados ao ciclo produtivo do nosso negócio, diminuindo os impactos negativos ambientais, como a redução do uso de água e energia na produção e diminuição de resíduos destinados à aterros.

Hoje reciclamos mais de 5000 toneladas mensais de aparas, e a cada tonelada reciclada, são poupadas cerca de 22 árvores, economizada 75% de energia elétrica com uma redução da poluição do ar em 74%.

Todos os recursos naturais sempre foram muito valiosos para o Cartonifício Valinhos. Tivemos todo o cuidado com a implantação da estação de tratamento de efluentes que supera as vigências das legislações ambientais. Possuímos três estágios de depuração: físico-químico, anaeróbio e aeróbio. No estágio físico-químico um flotador retira todo o material em suspensão existente no efluente. O reator anaeróbio do tipo IC, de tecnologia holandesa, foi o primeiro a ser instalado em uma fábrica de papel no Brasil e representa o que há de mais moderno em tratamento de efluentes, e atua no tratamento de altas cargas orgânicas e de alta eficiência em remoção de DQO e DBO (Demanda Química de Oxigênio e Demanda Bioquímica de Oxigênio). O aeróbio é feito a partir de microrganismos que degradam substâncias orgânicas, após essa etapa direcionamos o efluente a uma zona de decantadores, onde o sólido decanta e o efluente limpo e cristalino transborda de volta ao rio. Também fazemos o tratamento físico-químico das águas de lavagem das impressoras flexográficas.

Em 2014 nós implantamos a caldeira de biomassa, que através de combustível renovável gera a combustão controlada pela caldeira, que aquece a água e gera vapor que alimenta toda a fábrica. Com isso, conseguimos reduzir significativamente a emissão de gás carbono.

E para garantir a qualidade de nosso produto e sua sustentabilidade, o Cartonifício Valinhos possui um laboratório moderno com estrutura voltada para pesquisa de diminuição de produtos químicos na fabricação do nosso papel.